AEDES AEGYPTI FOI TEMA DE REUNIÃO PÚBLICA

Na terça-feira (18) aconteceu Reunião Pública na Câmara de Vereadores de Ibiraiaras, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Ambiental em Saúde e convocada pela 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, por meio do Núcleo Regional de Vigilância em Saúde.

Estiveram presentes a bióloga e especialista em Saúde Anama Reche e o Agente de Campo Manoel, afim de comunicar às entidades e autoridades locais que Ibiraiaras passa à condição de Município infestado por Aedes Aegypti.

Na oportunidade também foram transmitidas as  medidas de PREVENÇÃO E COMBATE preconizada pela Norma Técnica 01/2018, que é de realizar inspeção em 100 % dos imóveis urbanos e infraestruturas públicas ( residências, comércio, terrenos baldios, indústrias, órgãos públicos, praças, jardins, cemitérios, borracharias, ferros velhos, etc.) com tratamento mecânico e/ou químico (eliminação de criadouros) a cada ciclo bimestral e a realização periódica de Levantamento de Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa/LIA), com continuidade das visitas aos pontos estratégicos com aplicação de tratamento residual perifocal quando identificados focos.

Na ocasião também foi recomendado intensificação de trabalhos educacionais, como o mutirão de limpeza e ações intersetoriais.

Estiveram participando a Prefeita Ivete, as Secretárias e integrantes das Secretarias Municipais de Saúde, de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, de Habitação e Ação Social, do Conselho Municipal de Saúde, Agentes Comunitários de Saúde, Coordenadora Municipal da Vigilância em Saúde, representantes da Vigilância Ambiental e Sanitária, de representantes de entidades do Município – CDL, Sicredi, Cooper Campos, Brigada Militar, Emater, Lions Clube, Paróquia São José, CTG Fogo de Chão, SISMI, além da comunidade indígena e Hospital São José.

Cada cidadão é responsável para manter sua propriedade livre de possíveis criadouros do Aedes Aegypti, bem como de outros insetos e animais peçonhentos.

FAÇA SUA PARTE!

Cidade Limpa e organizada depende de cada um de nós.

(Fotos: Jociane Spagnol – Assessora de Imprensa)