BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – BNCC

O Dia 06/03/18 foi o primeiro dia “D” e Dia 06/07/18 é o segundo dia “D”. O dia “D” é um dia para debater a implementação da Base Nacional Comum Curricular.

A Base Nacional Comum Curricular foi homologada em 20 de dezembro de 2017. O documento apresenta os conhecimentos, competências e habilidades considerados essenciais no processo de aprendizado dos estudantes brasileiros ao longo da educação básica e servirá como referência para a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares estaduais e municipais.

A Secretaria Municipal de Educação, juntamente com as escolas municipais iniciaram os estudos da BNCC, num encontro realizado no mês de abril do corrente ano  onde foi explanado e debatido sobre a legislação e a visão geral da nova BNCC. Estamos mobilizados e realizando discussão sobre a mesma. Vários encontros de estudos com as coordenadoras pedagógicas das escolas Municipais foram realizados. Cada escola realizará discussões com sua equipe para conhecer, refletir e entender melhor a BNCC. Esse é um passo importante para a construção do currículo que vai impactar na aprendizagem dos alunos.

No final do Mês (dias 26 e 27/07) acontecerá formação onde será proporcionado dois dias de estudos sobre a BNCC, onde os mediadores estarão explanando e indagando sobre os rumos da educação para os próximos anos. Todos os professores das ecolas do município estão convidados a participar.

Esse é o momento de repensarmos a forma de educação e (re)elaboração curricular. Incorporar o que há de bom na pratica vigente e, aprimorá-la, cuidando para que as características culturais, socioambientais e econômicas da localidade estejam contempladas. Agregar a abordagem de desenvolvimento de competências e habilidades, extremamente necessárias no mundo contemporâneo, que a BNCC nos  traz.

Esperamos que todos os Educadores contribuam para um maior aprendizado de vida e cidadania, tenham consciência do processo educacional,  que esta contribuição fortaleça o aprendizado dos estudantes, tornando- os  cidadãos participativos, solidários e responsáveis.