CÂMARA DE VEREADORES REJEITA PROJETO PARA CONSTRUÇÃO DA CASA DA CULTURA EM IBIRAIARAS

Na noite da última segunda-feira (17) em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores, foi reprovado o Projeto de Lei nº 031/2018, que tratava sobre a construção da Casa da Cultura no Município no local em que hoje se encontra o Centro Comunitário Severino Fabris,  o qual havia sido arquivado pelo legislativo, e que por ordem judicial foi desarquivado e apreciado pelos Vereadores.

A proposta da construção de um local para desenvolvimento de atividades como oficinas, teatros, palestras, formaturas, além de espaço para a biblioteca pública com acesso a internet para uso de comunidade foi levada para apreciação e aprovada pelos munícipes em audiência pública realizada no mês de julho, tendo em vista a importância da participação da comunidade nas decisões relevantes para o Município e também por ser executado o projeto no local onde hoje existe o Centro Comunitário Severino Fabris, construção que atualmente encontra-se interditada devido a seu estado precário interno, pois há problemas com a rede elétrica, esgoto, infiltrações quase que em sua totalidade, além da situação se agravar em dias de chuva.

Da demolição do Centro Comunitário, todo material em condições de ser reaproveitado, em especial a estrutura metálica e cobertura, seria utilizado na construção de um espaço no Parque de Eventos Prefeito Jacir Marini, pois no local até o momento não existe nenhuma construção que possa ser utilizada para os eventos que lá são realizados, e que pode ser utilizado pelas entidades tradicionalistas, escolas e pela comunidade.

Para o desenvolvimento da obra da Casa da Cultura, R$ 550.000,00 (quinhentos e cinquenta mil reais) já estão destinados por duas emendas junto ao Ministério da Cultura, que objetiva a construção da primeira e segunda etapa da obra. A meta da Administração era construir a obra exclusivamente com dinheiro de convênios.

Com a reprovação do projeto, corre-se o risco de o Município ter de devolver esta verba ao Governo Federal, caso não encontre uma outra alternativa viável.

O projeto foi rejeitado pelos vereadores Diego Puerari – PTB, Elenamar Cinelli – Progressista; Itamar Baréa – PT; Roberto Bedin – PTB; e Vanderlei Douglas de Albuquerque – Progressista.