DEMOCRACIA E SAÚDE FOI TEMA DA 9ª CONFERENCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

A 9ª Conferência Municipal de Saúde aconteceu no dia 5 de abril, na Câmara de Vereadores de Ibiraiaras e contou com a presença dos segmentos dos usuários, profissionais, prestadores e governo, afim de debater o Tema: “DEMOCRACIA E SAÚDE = Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS.

Anterior à realização da Conferência, foi encaminhado a todos as entidades representativas da sociedade, comunidades e bairros um documento contendo um resumo das diretrizes da 8ª Conferência, a qual foi realizada em abril de 2017 com as principais ações e diretrizes do Plano Municipal de Saúde 2018 a 2021,  para que fosse avaliado e debatido, bem como acrescentado propostas para serem submetidas a avaliação e aprovação na Conferência.

A programação contou com a explanação de diversos profissionais e trabalhadores da saúde pública de Ibiraiaras, acerca de toda a organização e funcionamento atual, sendo um importante espaço para esclarecimentos e orientações.

Na oportunidade, também houve a composição do Conselho Municipal de Saúde, para o mandato de 2 anos e eleitos os delegados para a Conferencia Estadual, que acontecerá no mês de maio, em Porto Alegre, sendo dois representantes dos usuários: Kenia Censi e Elvira Dal Olmo; dos profissionais/prestadores: Anne Caroline Ritter, e Gessi T. Bonês, representante  Governamental.

(Fotos: Ivan Tonin)