ENCERRAMENTO DO PROJETO ÔNIBUS LILÁS CONTOU COM GRANDE PARTICIPAÇÃO

Na última quinta-feira (26), aconteceu no Salão Paroquial de Ibiraiaras o “Entardecer com Elas”, um evento que encerrou as atividades do Projeto Ônibus Lilás – Caravana pelos Direitos das Mulheres, o qual teve início em 17 de outubro, tendo percorrido os Bairros e as Comunidades do interior do Município, realizando atividades de atendimento psicológico, nutricional, orientação jurídica, de assistência social, exames clínicos odontológicos, momentos de convivência e motivação para as mulheres.

A realização do Projeto foi um convênio da Administração Municipal junto a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por intermédio da Vereadora Denilde Francescatto da Silveira, a qual interviu junto a secretaria para trazer o Ônibus Lilás ao Município.

Foi um intenso trabalho realizado pelas Secretarias Municipais de Saúde, de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, e da Secretaria de Habitação e Ação Social, com o apoio de diversas entidades e profissionais do Município, onde puderam proporcionar às mulheres momentos de orientação, motivação e de diversas atividades.

O evento de encerramento contou com diversas apresentações. A primeira delas foi do grupo Hora do Kangoo Dance, sob a coordenação da professora Deizi Lucia Cechin Hoffmann. Em seguida, as alunas da Escola Municipal João Dal Piva realizaram uma apresentação, sob a orientação da Professora Anamaria Lorenzetti. Ainda, a aluna Stefani Chiarentin, da Escola Municipal Octacílio Gris fez uma declaração acerca do outubro do rosa e dos cuidados da mulher. E, para finalizar, a Comunidade Indígena trouxe um pouco da sua cultura, em uma bela apresentação.

Dando sequencia aos trabalhos, aconteceu a composição da mesa, com as devidas manifestações. Representando a coordenação do Projeto, pelas secretarias municipais envolvidas, manifestou-se a Secretária de Saúde – Gessi T. Bonês. Em seguida, fez uso da palavra a Vereadora Denilde, a qual contribuiu para viabilizar a vinda do Projeto. Ainda, representando as entidades apoiadoras, manifestou-se a Pastora Marivone, da Igreja Assembleia de Deus, que destacou a importância desta preocupação dos entes públicos com a saúde das pessoas.

Por fim, a Prefeita Ivete em seu pronunciamento agradeceu o envolvimento das secretarias, dos profissionais que trabalharam incansavelmente de forma voluntária, das entidades que aceitaram o chamamento e se uniram ao Poder Público para assim proporcionar estes momentos as mulheres do Município, e também a toda a Comunidade – cidade e interior- que participaram de forma muito significativa, fazendo da realização deste projeto um sucesso total.

Como painelistas do evento, estiveram realizando explanações: Dr. Rafel Martini – Mastologista do Hospital Cidade de Passo Fundo; Carolina Mozzini – Fisioterapeuta oncológica ; Elaine Souza – Enfermeira; Bruna Matias – Psicóloga; e, por fim, deixou seu depoimento, Fernanda Pegoraro – Trainer do Instituto Eneagrama Personare.

Aos envolvidos foi entregue um certificado de participação e uma lembrança, pela colaboração durante o desenvolvimento do Projeto. Ao final, foi servido coquetel para todos os presentes.

Participando do evento estiveram: a Prefeita Municipal – Ivete B. Z. Luchezi, a Secretária de Saúde – Gessi T. Bonês, a Secretária de Educação, cultura, Esporte e Turismo – Maria de Lourdes Z. Farina, Secretária de Habitação e Ação Social – Roseane Pomatti Cristianetti, Secretário de Administração e Planejamento – Sérgio Baldasso, Vereadores – Ari Benedetti, Ivo Alban, Elenamar Cinelli Guadagnin e Dinilde F. da Silveira, o Prefeito Municipal de Caseiros – Léo Tessaro, o Chefe de Gabinete e a Assessora Parlamentar do Deputado Gilberto Capoani – Ramir Seben e Celita Paludo, o Assessor Parlamentar do Deputado Federal Márcio Biolchi – Odonir Fornari, e representando a Serv-Pref – Rosane Lorencetti.

A Administração Municipal agradece à todos os envolvidos que abrilhantaram não só o evento de encerramento, mas como também todos os encontros proporcionados pelo Projeto.

(Fotos: Ivan Tonin – Chefe de Gabinete PM Ibiraiaras)