EQUIPE DA SECRETARIA DE SAÚDE RECEBE TREINAMENTO EM ATENDIMENTO DE SOCORROS

Afim de prestar melhor atendimento e mais agilidade em emergências fora do ambiente hospitalar, aconteceu nos dias 27 e 28 de setembro, na Unidade de Saúde Dr. José Carlos Ferst, um treinamento acerca de Atendimento Pré Hospitalar – APH, reanimação cardiopulmonar (RCP), com ênfase em recomendações do guidellines da American Heart Association (AHA), bem como a atualização referente a restrição do movimento da coluna (RMC), destinado a equipe da Secretaria de Saúde.

O Curso foi ministrado pela DSM Engenharia, Medicina e Segurança do Trabalho, onde na oportunidade participaram da formação motoristas dos veículos de emergência, enfermeira e técnicas de enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde.

A educação continuada é uma oportunidade e uma possibilidade de crescimento e desenvolvimento de uma equipe, trazendo benefícios como agilidade, dinamismo, aperfeiçoamento, confiança, melhoria da assistência prestada aos usuários, proporcionando segurança e valorização.

Os principais temas abordados, foram:

* Avaliação de traumas, tipos de trauma, técnicas de imobilização, transporte, imobilizações/estabilização (crânio, membros, tórax, pelve, TRM); * Pranchamento, rolamento, resgate veicular/motocicleta em local de difícil acesso; * Atendimento ao trauma em pacientes psiquiátricos, gestante, recém-nascidos e crianças. *Reconhecimento e técnicas de RCP adulto e pediátrico; * Técnicas e reconhecimento de pacientes com obstrução de vias aéreas no adulto e pediátrico; * Emergência do trauma: ferimento por arma branca, ferimento por arma de fogo, queda de altura, queimados, choque elétrico. * Emergências metabólicas, respiratórias, toxicológicas, cardiológicas, neurológicas, psiquiátricas.

O principal objetivo foi capacitar profissionais no atendimento de primeira resposta com a finalidade de identificar situações de emergência e atuar segundo recomendações de atendimento pré-hospitalar.

É a Administração investindo constantemente em qualificação dos profissionais para melhor atendimento à população.