DESFILE FARROUPILHA FOI UMA DAS ATRAÇÕES QUE MARCARAM O DIA DO GAÚCHO

Para festejar o 20 de setembro, relembrar os feitos e fatos do passado que marcaram esta data, a Administração Municipal juntamente com entidades tradicionalistas e demais entidades do Município, realizaram na manhã de quinta-feira (20) o Desfile Farroupilha.

Em cima do tema estadual, Tropeirismo, cada entidade trouxe para o desfile um sub tema relacionado. A Prefeita Ivete e o Vice-Prefeito Jhones abriram o desfile carregando as bandeiras do Rio Grande do Sul e do Município, seguidos da Rainha e Princesas trazendo a faixa com o tema. Na Sequencia, o Patrono dos festejos em todo o Estado – Renato Borguetti foi representado por Henrique Barbosa Rossoni, que esteve acompanhado de seu irmão Wesley.

A Administração trouxe para o desfile o sub tema Indumentária, em que contou com a participação do tradicionalista Levi Gomes Ribeiro e sua família.

O Rotary Clube participou com o tema Medicina Campeira, onde entregou a comunidade que prestigiava o evento diversos tipos de ervas que fazem parte da cultura do gaúcho.

Apresentado os sub temas traias e encilhas, o Piquete de Laçadores Pelego Preto demonstrou para apreciação de todos como se encilhava na época do tropeirismo.

O Lions, Léo Clube e Clube de Leõenzinhos levou para o desfile o linguajar utilizado pelos tropeiros, expressões até hoje usadas pelos gaúchos.

Com o sub tema Danças, o CTG Fogo de Chão apresentou as danças tracionais da época do tropeirismo, que eram dançadas apenas por homens.

E encerrando o desfile, mais de 40 cavalarianos passaram pelo acampamento.

A Prefeita Ivete em seu pronunciamento destacou a importância da participação das entidades e dos tradicionalistas que espalham a cultura pelo Município e até fora dele.

A Administração Municipal agradece a todas as entidades envolvidas, que aceitaram o convite e se empenharam para a realização de um belo desfile farroupilha.

(Fotos: Ivan Tonin)