GRUPO DE CONVIVÊNCIA DO CRAS PARTICIPA DE TRILHA SENSITIVA

Na tarde do dia 26 de setembro, o grupo de idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, reuniu-se no Pavilhão da Secretaria Municipal de Habitação e Ação Social para a realização de mais uma tarde de atividades.

O grupo foi coordenado pelas técnicas do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Assistente Social Maiara Angela Dalmás e Psicóloga Kely Bresolin da Rosa.

Na oportunidade os idosos realizaram uma trilha sensitiva que consistiu em um ambiente especialmente preparado com diversos objetos de texturas diferentes, aromas e sensações variadas. O percurso foi realizado de olhos vendados e os idosos foram conduzidos pelas técnicas do CRAS.

O objetivo foi, além de estimular os sentidos pelo toque, cheiro e sensações através da curiosidade e imaginação do indivíduo, também refletir sobre as capacidades funcionais, perceptivas e cognitivas do idoso que podem se tornar lentas na velhice.

Essa atividade possibilitou atender há alguns dos principais propósitos do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, visto que permitiu conhecer algumas das dificuldades da pessoa idosa e assim planejar intervenções necessárias para um envelhecer mais saudável e autônomo.

O Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para idosos acontece todas às segundas e quintas-feiras, às 15 horas, no Pavilhão da Secretaria Municipal de Habitação e Ação Social.

(Fotos: Arquivo Secretaria de Habitação e Ação Social)