IBIRAIARAS, 54 ANOS

Certamente um aniversário para ficar marcado na história. Um aniversário em tempo de pandemia. Eventos alusivos a esta data, cancelados. Estado de calamidade decretada. Abraços adiados!

Este é o cenário do registro dos 54 anos de Ibiraiaras, porém seu povo, sua história e suas lutas vão além da pandemia que assola o mundo.

Celebramos nesta data os mais de 7.200 habitantes distribuídos na área urbana e rural do Município. Celebramos sua economia, baseada na agropecuária, em especial no cultivo de batata, milho e soja, e a forte produção leiteira. Celebramos os comércios e indústrias aqui estabelecidos, os quais suprem as necessidades de nossa população, além de muitos enviarem os itens aqui produzidos para comercialização em outras cidades, estados e países.

A fase hoje enfrentada é passageira e serve para ser lembrada, assim como o início da colonização do Município, feita por imigrantes italianos. Assim, resgatando esta cultura, foi inaugurada no ano de 2004 a Casa do Imigrante Nono Afonso, sendo sua estrutura uma réplica das casas típicas de imigrantes italianos.  Também, não podemos esquecer dos eventos que acontecem celebrando esta cultura: a tradicional Noite Italiana e o Filó, com gastronomia típica italiana e que representam a cultura histórica do povo.

Na área central da Cidade, junto a Igreja Matriz São José, encontra-se a Praça Municipal Alviri Maria Barreta, que atrai milhares de pessoas no mês de dezembro, pelo acontecimento do tradicional Natal Luz.

No interior, algumas comunidades ainda mantém as igrejas que foram construídas quando de sua criação. As festas realizadas, que hoje estão suspensas, celebram o santo padroeiro da comunidade e reúnem munícipes e visitantes em torno da devoção religiosa.

Ibiraiaras completa seus 54 anos de Emancipação Político-Administrativa, neste 29 de maio de 2020.

Uma cidade com povo acolhedor e hospitaleiro, que com sua dedicação e trabalho vem construindo uma Ibiraiaras cada vez melhor.

O desejo é de que logo tudo se restabeleça para que, em breve, possamos comemorar em comunidade esta e outras datas tão importantes para o Município.

Seguimos juntos escrevendo a história de Ibiraiaras!