IBIRAIARAS EM ALERTA MÁXIMO! MUNICÍPIO APRESENTA PICO ELEVADO DE NOVOS CASOS PARA A COVID-19

Emitido Boletim Epidemiológico desta segunda-feira (13) realizado pela Secretaria Municipal de Saúde e Hospital Municipal São José, foi registrado um pico elevado  de novos casos, saltando de 21 para 27 casos confirmados e  índice de internações sendo 2 pacientes internados no hospital de Lagoa Vermelha e 2 no Hospital São Vicente de Paulo – Passo Fundo, sendo um internado na UTI e outro em leito clínico.

Observando o crescente número casos diariamente e de monitoramento domiciliar, ou seja, de pacientes com suspeita de COVID-19, solicitamos a população Alerta Máximo aos cuidados de higiene e prevenção para as medidas que devem ser redobradas.

Não visitem familiares, parentes ou amigos. Fiquem em suas casas. O alto índice de contaminação está sendo dentro de casa. Solicitamos que sigam as regras para não entrarmos em números maiores de casos. Façam a sua parte que o poder público e a Secretaria de Saúde está fazendo tudo que é possível para juntos combatermos o aumento dos casos.

É a sua colaboração que faz com que o vírus não se propague.

É solicitado que qualquer pessoa  que apresentar síndrome gripal ou que  tenha tido contato  com  alguém positivo para COVID-19,  entre em contato com a Secretaria de Saúde ou vá direto ao hospital São José, onde está presente diariamente a equipe  de enfrentamento  a COVID-19,  com médico, enfermeiros  e técnico de enfermagem. Ainda, estão disponíveis os contatos 54 996671250, telemedicina 54 999125450,

O Ministério da Saúde recomenda que os testes rápidos sejam realizados em indivíduos que apresentem síndrome Gripal ou tenham tido os sintomas da COVID-19. Estes testes devem ser realizados a partir do décimo dia a contar com primeiro dia de sintomas do paciente.

Os testes rápidos devem ser utilizados quando houver sintomatologia compatível ou houver necessidade de confirmação da infecção. Os testes rápidos (IgM/IgG) têm relevante utilização no mapeamento do status imunológico de uma população (que já teve o vírus ou foi exposta a ele).Tal mapeamento pode contribuir de forma positiva no processo de relaxamento das medidas restritivas, ou seja, quando do controle pandêmico, o mapeamento imunológico terá significativa relevância por ocasião do retorno das atividades.

Para esclarecimento de dúvidas e orientações, estão disponíveis os telefones: 54 3355-1288/ 3355-1072/ 9 9667-1250 (celular 24 horas), ou pelo número disponível Tele-Medicina 9 9912-5450.

(Fonte: Administração Municipal de Ibiraiaras)