IBIRAIARAS FOI DESTAQUE NA EXPODIRETO

Na manhã da última quinta-feira (08), foram lançados na Expodireto em Não-Me-Toque dois produtos envolvendo Ibiraiarenses.

Um deles foi a nova cultivar de batata – UPFSZ Atlantucha, desenvolvida no laboratório da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UPF, e cultivada em propriedade de Ibiraiaras, onde, depois de 10 anos testes e melhoramento genético, teve seu lançamento durante a Expodireto.

A variedade é resultante do cruzamento da batata Catucha com a Atlantic, a qual resultou na denominação da nova cultivar, e que também leva das inicias do produtor de batata semente Sérgio Zanette, de Ibiraiaras, sendo que já se encontra disponível para o cultivo externo, além de estar registrada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

O outro foi um equipamento de higienização da sala de ordenha, um sistema automático de limpeza para ordenhadeiras canalizadas – ROV, projeto este desenvolvido como trabalho de conclusão de curso de Engenharia Elétrica pelo ibiraiarense Elias Sgarbossa. O equipamento já foi patenteado e evoluído para uma empresa, tendo o lançamento sido realizado durante a Expodireto para toda a comunidade.

Acompanhando os lançamentos estiveram o Técnico em Agropecuária – Neimar Cenci, o Assessor Técnico – Leonardo Piva, e o Vereador – Ari Benedetti.

(Fotos: Jociane Spagnol – Assessora de Imprensa)