MOSTRA DE PROJETOS, APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS, CULTURAIS E FEIRA DO LIVRO FOI ATRAÇÃO PARA TODA A COMUNIDADE IBIRAIARENSE

Nos dias 16, 17 e 18 de novembro, no Salão Paroquial, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, juntamente com as escolas João Dal Piva, Octacílio Gris, Benito Victório Martinelli, Antônio Stella, Padre Aleixo, Monte Caseros, Turma do Disney e Bem-Me-Quer – APAE em parceria com o Programa A União Faz a Vida, realizaram a Mostra de Projetos desenvolvidos nas escolas durante o ano de 2017, e o Festival Literário, com participação da Editora Correa, de Caxias do Sul.

Por meio da realização de tais projetos observa-se uma participação efetiva da comunidade na reconstrução curricular, a qual serve para revitalizar e repensar a prática pedagógica docente. Para tanto a amplitude de situações didáticas podem levar a aprendizagem do educando a partir da participação, formação e da resolução de problemas do cotidiano.

A proposta para trabalhar com projetos através da pesquisa, faz com que seja facilitado a compreensão das relações entre a teoria e a prática.

Por outo lado, buscamos a reflexão sobre as diferenças sociais e culturais entre as mais diversas etnias.

Assim, busca-se desenvolver as práticas pedagógicas de modo participativo e cooperativo, qualificando o trabalho e formando cidadãos corresponsáveis.

Ainda, após as apresentações das escolas, aconteceu pela parte da manhã a Palestra Show com Giovanni Mattiello, que animou a todos os presentes. Na sequência, foram entregues as medalhas aos alunos classificados na fase municipal dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul – JERGS.

Na parte da tarde, dando continuidade aos trabalhos, diversas foram as apresentações das escolas, e o encerramento ocorreu com a apresentação do Mágico Ilusionista Micael Albrescht.

Também, foi realizado sorteio de 10 prêmios oferecidos pela Editora Correa, os quais tiveram como contemplados:

1º Prêmio – Tablet: Maria Fernanda Pimentel

2ºPrêmio – Bicicleta: Bruno B. Santos

3ºPrêmio – Bíblia Luxo: Ivan Farina

4º Prêmio – Livro Culinária: Gianluca V. Rigotti

5ºPrêmio – Livro Xadrez: Vanessa Vigollo

6º Prêmio – Livro Gramática Grande: Marinez Telli

7º Prêmio – Livro 365 Histórias: Idalina Dall Agnol

8º Prêmio – Livro Quebra-Cabeça Infantil: Rodrigo Dal Piva

9º Prêmio – Livro Rostinho de Bebê: Elaine Bedin

10ºPrêmio – Coleção Infantil com CD: Joceli Varella

Além destes, foi sorteada uma bicicleta entre os alunos, sendo o contemplado: Bernardo Pazin.

A SMECET, o Programa A União Faz a Vida e a Administração Municipal de Ibiraiaras agradecem a todas as escolas pelas belíssimas apresentações artísticas e culturais e pelos trabalhos expostos de alunos e professores que se empenharam para a realização do evento e o sucesso alcançado.

Os contemplados que ainda não retiraram seus prêmios podem procurar os mesmos da Secretaria de Educação, junto ao prédio da Prefeitura Municipal.

Nossos agradecimentos a todos os envolvidos.

(Fotos: Jociane Spagnol – Assessora de Imprensa PM Ibiraiaras e Assessoria de Imprensa da Sicredi)