NOTA DE ESCLARECIMENTO QUANTO AOS CASOS MONITORADOS DE SUSPEITA DE COVID-19

Tendo em vista a publicação de CLEODI FABRIS PIMENTEL criticando o monitoramento de casos suspeitos da COVID-19 ,  a Secretaria da Saúde informa que o mesmo é um trabalho sério que vem sendo realizado com muita seriedade e responsabilidade.  Temos vários casos sendo monitorados bem como um número significativo de funcionários afastados por contágio pela doença.

Quando o paciente assina os Termos de Responsabilidade e de Isolamento ela assume o compromisso de seguir as orientações e cuidados sobre sua saúde. Ali também constam os números dos telefones para que a pessoa possa fazer contato informando se houve alteração nos sinais e sintomas e/ ou agravamento do quadro. Não cabe a Equipe de Saúde VIGIAR a conduta e as atitudes de cada pessoa.

No caso citado, ocorre que todos os dias foram realizados contato com familiares, tendo sido testada a paciente para a COVID-19 no 11º dia, conforme o protocolo do COE/RS, não havendo negligência.

O que ocorre é que desde o início da pandemia estão sendo prestadas orientações diárias, porém MUITAS pessoas não as estão seguindo.

O momento é de cada um fazer a sua parte.

Observa-se que uma parcela da comunidade está pronta para criticar, porém a hora é de redobrar os cuidados.

Se possível, fique em casa. Somos todos iguais frente aos estragos que a pandemia está causando em nossas vidas.

Faça sua parte. Colabore!

(Fonte: Secretaria Municipal de Saúde)