PROFESSORES REÚNEM-SE PARA DISCUTIR SOBRE A EDUCAÇÃO MUNICIPAL

Na última terça-feira (24) reuniram-se os professores da rede municipal para a 2ª etapa da Conferência Nacional de Educação 2018 – CONAE.

A importância dessa Conferência é o monitoramento, avaliação e fortalecimento dos planos Nacionais e Municipais. O Plano Nacional de Educação e suas conquistas são resultado das CONAES 2010, 2014. Agora foi a vez de debater e avaliar os Planos Municipais e a nova Base Nacional Comum Curricular – BNCC.

Na oportunidade os professores debateram a importância desses temas para a implementação da educação municipal.

A reunião foi orientada pela Professora Rosecler Ribeiro da Silva presidenta do Conselho Municipal de Educação e Vice-Presidente dos Conselhos de educação da AMUNOR.

Essa programação organizada pela Secretaria de Educação faz parte da formação continuada dos professores, sendo que até o mês de junho estão previstas novas formações.

Os apontamentos provindos do estudo dos eixos temáticos da CONAE 2018 sugeridos pelos professores municipais serão debatidos em reunião na CONAE Intermunicipal que acontecerá no dia 17 de maio, em Sananduva, sendo os seguintes:

• Que a parceria entre os entes federados se faça presente através do financiamento em educação para que se possa criar novas matrículas, dificuldade presente em nosso Município que encontra dificuldades infra estruturais para o cumprimento da meta 01 e 02: expansão de matrículas em turno integral; reforço em turno contrário; implantação de turno integral. (Solicitação ao governo federal de Recursos para Construção de Escolas)
  • Preservação dos direitos conquistados da lei do piso através do fortalecimento do Plano de carreira do magistério.
  • Fortalecimento das redes de apoio para permanência e sucesso do aluno na escola evitando a distorção idade série.
  • Formação inicial e continuada aos professores para melhor atendimento aos alunos de inclusão (libras, braile, etc).