SECRETARIA DE AGRICULTURA REALIZA CURSO DE NUTRIÇÃO DE GADO LEITEIRO

A Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Ibiraiaras, em parceria com o SENAR/RS, ofereceu gratuitamente o curso Nutrição de Gado Leiteiro, realizado entre os dias 24 e 26 de julho, o qual abordou teoria e prática e esteve sob a orientação do técnico do SENAR/RS – Ari Luiz Benedetti.

Os conhecimentos transmitidos pelo técnico do SENAR foram desde a fisiologia e anatomia do trato digestivo de ruminantes até o planejamento da produção de alimentos, passando pelos nutrientes dos alimentos, os quais são muito importantes para a produção e qualidade do leite gerado.

Os participantes puderam visitar duas propriedades no Município (Claudir Daros e Marcos Farina) onde puderam visualizar na prática os conhecimentos obtidos em sala, com avaliação de animais e do potencial de produção de forragens.

O Curso foi acompanhado pelo Departamento Técnico da Secretaria da Agricultura, na pessoa do Técnico Agropecuário – Neimar Cenci e também do Secretário Lino Preto, que acompanhou uma das visitações dos alunos a campo.

A Prefeita Municipal também se fez presente e realizou o encerramento do curso destacando a importância da parceria com o SENAR para levar mais conhecimento aos produtores, para que aplicando isto em suas propriedades aumentem a qualidade dos produtos oferecidos e em consequência seus rendimentos.

Para a área rural, mais cursos gratuitos estão previstos ainda para este ano, dentre eles: Instalação de motores elétricos e eletricista rural, ambos para o mês de dezembro. Maiores informações poderão ser obtidas junto a Secretaria de Agricultura ou pelo telefone 54 3355-1122.

(Fotos: Jociane Spagnol – Assessora de Imprensa)