SECRETARIA DE SAÚDE MANTÉM REUNIÃO COM LIDERANÇAS INDÍGENAS

Na última quarta-feira (29) aconteceu uma reunião entre lideranças indígenas e Secretaria Municipal de Saúde a fim de tratar acerca das medidas e orientações para a Comunidade Indígena de Santa Catarina – Ibiraiaras.

Uma das principais orientações diz respeito a confecção e uso de máscaras de proteção pelos indígenas e também orientados a evitar a vinda pra cidade (bancos e mercados) em grupos, como medida de prevenção contra o coronavírus.

Além disso, foram entregues cestas básicas e produtos de higiene e limpeza aos moradores da aldeia.

Para auxiliar nas ações de enfrentamento ao corona vírus, o Incentivo Estadual para Povos Indígenas conforme Portaria nº 946/2015 e Resolução nº 98/2013 – CIB/RS, em caráter excepcional, preconiza sua utilização para a aquisição de produtos de higiene  básicos como: (álcool 70%, sabão, sabonetes, água sanitária, detergente), produtos de cesta básica e água potável para as comunidades quilombolas e povos indígenas.

Sendo assim Administração Municipal de Ibiraiaras através da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com os profissionais que atuam na comunidade e as lideranças indígenas, realizou levantamento das necessidades e adquiriram: 100 cestas básicas; 20 frascos de sabonete líquido; 300 sabonetes; e, 200 shampoos, sendo um total de R$ 10.236,00 (dez mil duzentos e trinta e seis reais) os quais foram entregues aos indígenas.