TARDE DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES REUNIU CENTENAS DE PESSOAS DE IBIRAIARAS E REGIÃO

Na tarde desta quarta-feira (25) aconteceu no Salão Paroquial um evento sobre Práticas Integrativas e Complementares em saúde (PICS), que reuniu cerca de 300   pessoas não só de Ibiraiaras mas como também vindas de Município vizinhos, como foi o caso de Lagoa Vermelha, Capão Bonito do Sul, Caseiros, André da Rocha e Ibiaçá, que trouxeram suas comitivas para acompanhar o desenvolvimentos dos trabalhos que foram propiciados numa realização das Secretarias Municipais de Saúde, de Habitação e Ação Social, de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, e de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, as quais contaram com o apoio da Emater, Bruxinhas à Serviço da Vida e da Pastoral da Saúde.

Após a abertura que contou com a presença da Prefeita Ivete, secretários, vereadores e representantes das entidades apoiadoras, os presentes puderam acompanhar uma apresentação das alunas do Projeto de Dança da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Dal Piva, coordenado pela Professora Anamaria Lorenzetti. Em seguida uma apresentação da Oficina de violão do CRAS, coordenada pela professora Vanessa Iria Gomes, com as alunas Eloisa Guidolin Carneiro ,  Rafaela Puerari Begnini e Laura Zolet.

Na sequência os trabalhos ficaram sob a coordenação da Secretaria de Saúde, onde foi realizado um momento de meditação para posterior visitação as oficinas temáticas, onde os presentes foram organizados em grupos para visita-las, recebendo diversas informações, materias e alguns alimentos para degustação. As oficinas foram:  aromaterapia, relógio biológico construído nos fundos do Hospital Municipal São José, alimentação com ênfase nas boas gorduras, Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANCS , destino adequado do lixo,  a garantia  do direito à convivência familiar, comunitária e social dos Idosos, manta  terapêutica de sal, fitoterápicos, propriedades do vinagre de maçã, do mel e do própolis e encerrou com um Reiki Coletivo.

A soma de esforços na construção dessa iniciativa por parte das Secretarias Municipais, Emater, Bruxinhas à Serviço da Vida e Pastoral da Saúde resultaram num encontro dinâmico e cheio de entusiasmo com coisas simples do dia a dia e acessíveis a qualquer cidadão,. Contou com a apoio e participação também do CMS, SISMI, SINTRAF CETAP, GAPI e Sicredi.

O evento propiciou uma visão ampliada do processo saúde/doença e da promoção global, de forma holística do cuidado humano, sendo que estas práticas consideram os diversos aspectos da pessoa: físico, psíquico, emocional e social e com amparo legal no Sistema Único de Saúde =SUS desde o ano de 2006, sendo que a partir de 2018 passou a ter incluídas 29 práticas.

A tarde de práticas integrativas e complementares foi um espaço para divulgação de algumas práticas existentes em nosso Município e também na região, oferecendo de uma forma criativa a vivência de algumas delas ao alcance de todos além de demonstrar os benefícios na qualidade de vida da população.

Houve também a exposição de Artesanato de Vimes, dos trabalhos da Oficinas Terapêuticas “Caminhos do Cuidado”, O GAPI – Grupo de Amigos dos Produtores de Ibiraiaras expôs alimentos orgânicos-livres de agrotóxico e sementes crioulas. Estiveram participando a Coordenação da Atenção Básica da 6ª CRS- Irde Dalmaso e Solange Protti,  representante do escritório Regional da Emater – Doriana Mioto, Cintia Gris do CETAP, a Elizete representando a Empresa Junior e Curso de Farmácia da UPF.

Agradecemos aos participantes que acolheram ao convite.

(Fotos: Jociane Spagnol – Assessora de Imprensa)