05 de AGOSTO: DIA NACIONAL DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA

A Lei nº 13.098/15 decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pela Presidente da República, instituiu o DIA NACIONAL DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA, a ser comemorado no DIA 05 DE AGOSTO.

O principal objetivo desta iniciativa é PROMOVER A CONSCIENTIZAÇÃO DA POPULAÇÃO COM A DIVULGAÇÃO E ESCLARECIMENTOS sobre a importância do papel da Vigilância Sanitária no cotidiano das pessoas.

O Dia Nacional da Vigilância Sanitária, coincide com a data do nascimento de Oswaldo Cruz, maior NOME DA HISTÓRIA DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO BRASIL.

A vigilância sanitária – VISA é responsável por proteger a saúde da população e prevenir o seu adoecimento, está presente na sua vida, mesmo que você não a veja. Ao acordar, quando você faz a sua higiene matinal, toma seu café da manhã, a vigilância sanitária está agindo para assegurar que os alimentos que você consome e os produtos de higiene pessoal e perfumaria tenham qualidade para serem consumidos e utilizados.

Se você se sentir mal e precisar ser atendido, seja na unidade básica de saúde ou no hospital, lá está a VISA para fiscalizar as condições sanitárias desses locais. E se necessitar exames, medicamentos ou outros produtos e serviços, a VISA trabalha para garantir a qualidade dos produtos e serviços.

Mesmo quando você vai a um salão de beleza ou leva seu filho para uma escola de educação infantil, a VISA está vigiando para que sua saúde seja protegida.

A vigilância sanitária fiscaliza os alimentos, medicamentos, saneantes, cosméticos, produtos relacionados à saúde, serviços de saúde e de interesse a saúde.

A sociedade pode e deve fazer também o papel de vigilante, buscando seus direitos como cidadão, para que a sua saúde não corra risco.

A vigilância sanitária, dentro de sua competência, busca incansavelmente proteger a saúde da população.

À POPULAÇÃO: “EXIJA PRODUTOS E SERVIÇOS DE QUALIDADE. VOCÊ É O MELHOR FISCAL.”