CASA DO IMIGRANTE

Casa do imigrante é referência da cultura italiana
A Casa do Imigrante surgiu de uma iniciativa de um grupo de descendentes de Italianos que depois de conversas com outros descendentes se uniram em parceria com o poder executivo e secretaria da educação do município para concretizar o projeto.

Para que fosse viabilizada a Casa do Imigrante Nono Afonso, famílias de descendentes italianos ajudaram com doações da madeira e outros materiais para a construção da mesma, que é uma réplica da antiga residência de Afonso Dalla Líbera, descendente de italiano que se instalou no interior do município, comunidade de São Sebastião, desbravando e preparando terras para a agricultura, onde viveu até o fim de sua vida e edificou sua família que ajudou na iniciativa do acervo histórico do município.

As doações dos materiais de construção vieram, na maior parte das famílias Dalla Líbera e Zanin e o acervo que nela se encontra foi construído a partir de doações de pessoas da comunidade. A estrutura da casa é uma réplica das casas típicas de imigrantes italianos, com sobrado e porão e foi inaugurada no dia 24 de junho de 2004.

A casa é equipada de mobílias e peças de uso doméstico, além de fogão de chapa e forno de barro, a lenha, utilizados antigamente. São 404 peças que vão de uma simples marmeleira até uma trilhadeira dos anos de 1944.

Além de ser um ponto turístico do município, a Casa do Imigrante é um local que lembra as origens do povo ibiraiarense levando os visitantes a uma viagem no tempo.

A Casa do Imigrante Nono Afonso está aberta a visitas gratuitamente de segunda-feira a sexta-feira durante todo o dia.

Praça Municipal Alviri Maria Barretta

Localizada no centro da área urbana do município, a Praça Municipal Alviri Maria Barretta é um local de lazer onde a comunidade se reúne principalmente nos finais de semana. Em sua estrutura encontra-se a Igreja Católica, um parque infantil e uma Gruta, distribuídos em meio a 275 árvores das mais diversas espécies.
No mês de dezembro, o local atrai, além dos munícipes, toda a região já que o local ganha iluminação de milhares de lâmpadas e decoração natalina que se mescla a paisagem noturna com o arvoredo denso. A decoração é feita em um esforço concentrado da Administração Municipal, Funcionários Públicos Municipais e comunidade em geral. A ligação da iluminação é feita em alto estilo, com Missa Campal, Show Pirotécnico e artístico sempre com grande participação popular, tanto da comunidade como da região, que participa da contagem regressiva.
Natal e Revellion também têm a Praça Municipal como Ponto de Encontro na hora da queima de fogos.
O Grenal da Paz, evento reconhecido em nível de Estado, que acontece sempre na tarde de 31 de dezembro também tem Praça como local de Encontro e Comemoração. Depois da tradicional partida entre veteranos do Grêmio e Internacional, o time perdedor puxa a Carroça com o time vencedor em cima num espírito de Confraternização e Paz no ultimo dia do ano, até a Praça Municipal, onde acontece a Festa de confraternização das equipes esportivas e de toda a comunidade.
O local ainda é referência nas atividades de sete e 20 de setembro, já que em sua estrutura também se encontra o altar da Pátria. Na semana do Gaúcho, a comunidade se reúne em mateadas e oficinas típicas gaúchas, onde toda a comunidade participa.
A Praça Municipal Alviri Maria Barretta atrai muitos visitantes, já que é conhecida como um dos principais pontos turísticos da região nordeste do Estado.

Capelas

Interior preserva Igrejas Antigas
Ibiraiaras é um município que preserva suas raízes e principalmente a religiosidade deixada pelos primeiros moradores. A comunidade cresceu e se desenvolveu, mas ainda restam traços das antigas capelas construídas no interior do município.
As Comunidades de Santo Antão, Nossa Senhora Consoladora, Santo Expedito e São Cristóvão são exemplos da preservação dos traços arquitetônicos que resistem ao tempo.


Comunidade de Santo Expedito
Nossa Senhora Consoladora
Comunidade de Santo Antão
Comunidade de São Cristóvão