CONSELHOS MUNICIPAIS

Os Conselhos Municipais são órgãos colegiados compostos por representantes do Poder Executivo e da Sociedade Civil, nomeados por decreto municipal, sendo espaços de participação cidadã onde a principal atribuição é defender os direitos dos cidadãos.

Cada Conselho é instituído por lei municipal, onde determina-se sua composição contendo o número de representantes, competências, atribuições, período de mandato, entre outros. A lei municipal também estabelece aos colegiados uma denominação conforme a sua área de atuação podendo ser deliberativos, fiscalizadores, propositivos e/ou apenas consultivos da política pública. As decisões/deliberações são registradas em atas e publicizadas por meio de normativas tais como resoluções e pareceres, respeitando a peculiaridade e regulamento de cada órgão.

Por ser um espaço de participação da comunidade, as reuniões são abertas ao público e agendadas de acordo com a realidade e o regimento interno de cada Conselho.

A previsão dos Órgãos Consultivos e de Descentralização Administrativa, compostos pelos Conselhos Municipais, criados em leis específicas encontra-se no Art. 5º do Decreto Municipal nº 3.018 de 30 de janeiro de 2020

CAE – Conselho Municipal da Alimentação Escolar

CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social

CMP – Conselho Municipal de Previdência

COMDAG – Conselho Municipal do Desenvolvimento Agropecuário

COMDEC – Conselho Municipal da Defesa Civil

COMDEMA – Conselho Municipal de Meio Ambiente

COMDICA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

COMSEAN CONSELHO MUNICIPAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

COMUDE – Conselho Municipal de Desenvolvimento

CONSELHO MUNICIPAL DA CULTURA

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

CONSELHO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO

CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

CONSELHO MUNICIPAL DO FUNDEB

CONSELHO MUNICIPAL DO TURISMO

CONSELHO TUTELAR