BATATA-SEMENTE É DESTAQUE NA AGRICULTURA DE IBIRAIARAS

A agricultura no Município é uma das principais fontes de renda, responsável também por levar o nome de Ibiraiaras para outros Estados, como é o caso da batata aqui produzida que abastece diversos Municípios por todo o Brasil.

Assim, como forma de valorização e também integração com produtores, na tarde desta segunda-feira (02) a Prefeita Ivete, acompanhada do Secretário de Administração e Planejamento – Sérgio Baldasso e do Vereador – Ari Benedetti, estiverem na propriedade do produtor Sr. Sérgio Zanetti, para acompanhar de perto o processo de desenvolvimento da batata-semente, além da separação e acondicionamento das mesmas.

A batata-semente com boa sanidade é fator fundamental para qualidade e produtividade da cultura de batata, sendo que quando realizado o plantio de batata-semente de má qualidade, esta pode comprometer toda uma safra, ainda que outros fatores possam ser favoráveis.

Na oportunidade, Zanetti explicou que das sementes produzidas em sua propriedade, são encaminhadas amostras para análise em laboratório no qual é feito a verificação de 5 vírus para atestar a sanidade das mesmas. Por safra são enviadas para análise entre 15 e 18 mil mudas e em média 100 mil tubérculos por ano.

Cada muda de variedade plantada produz em média 20 tubérculos, podendo chegar no verão, devido ao clima, até a quantia de 100 tubérculos por planta.

Na propriedade visitada são produzidas batata-semente em estufas, sendo das qualidades Atlantic e Ágatha, e também as cultivares F 63 – Camila, que necessita de licença para ser produzida, pois foi desenvolvida pela Embrapa. Possui entre nós que dificulta doenças e é produzida com 25% menos adubo; e a cultivar Atlantucha UPFSZ, originária do cruzamento das variedades Catucha e Atlantic, sendo Sérgio Zanetti colaborador dos trabalhos desenvolvidos pelo Laboratório de Biotecnologia Vegetal da UPF, e que levou as inicias do produtor devido a sua relevante contribuição na pesquisa.

(Fotos: Jociane Spagnol – Assessora de Imprensa)