ESTUDOS REVELAM O TEMPO DE PERMANÊNCIA DO CORONAVÍRUS SOBRE AS SUPERFÍCIES

O vírus que causa a doença do coronavírus 2019 (COVID-19) é estável por várias horas a até dias em aerossóis e superfícies, de acordo com estudo do The New England Journal of Medicine, o qual também revelou que a quantidade de vírus existentes nas superfícies vai diminuindo com o passar das horas, reduzindo o risco de contaminação.

Os cientistas descobriram que o coronavírus 2 da síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV-2) foi detectável em aerossóis por até três horas; até quatro horas em cobre; até 24 horas em papelão; e, de dois a três dias em plástico e aço inoxidável.

Os resultados fornecem informações importantes sobre a estabilidade do SARS-CoV-2, que causa a doença de COVID-19, sugerindo que as pessoas podem contrair o vírus pelo ar ou depois de tocar em objetos contaminados.

O mais importante é evitar tocar em superfícies com as quais muitas pessoas têm contato, como por exemplo mesas, bancadas, maçanetas, telefones, teclados, torneiras etc. A limpeza das superfícies com desinfetante ou sabão é muito eficaz.