PROJETO ACERCA DE BIOMARCADORES PARA O CÂNCER ENCONTRA-SE EM FASE DE COLETA DE AMOSTRAS

Preocupada com a saúde da população e atendendo um anseio antigo da comunidade em esclarecer acerca das possíveis causas do câncer nos ibiraiarenses, a Administração Municipal através da Secretaria de Saúde firmou parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS para o desenvolvimento do Projeto de Pesquisa SUS – PPSUS, sobre Biomarcadores Precoces para o Câncer.

No mês de julho foi realizada a capacitação dos profissionais da saúde que atuarão no projeto o qual agora encontra-se em fase de coleta de materiais biológicos de voluntários, sendo que na última terça-feira (10) foram coletadas amostras de 57 voluntários. Para a próxima semana, no dia 17 de setembro, está programada a coleta em mais 60 munícipes.

A equipe da Secretaria de Saúde, composta por dez profissionais, juntamente com sete profissionais do Latox – Laboratório de Toxicologia da UFRGS montaram uma estrutura adequada no segundo piso do Hospital Municipal São José para coleta, separação, armazenamento e posterior transporte das amostras dos materiais biológicos para serem analisados no laboratório da UFRGS, em Porto Alegre.

A Secretaria Municipal de Saúde de Ibiraiaras agradece a colaboração de todas as envolvidas.

(Fotos: Jociane Spagnol – Assessora de Imprensa / Arquivo Secretaria de Saúde)