PLANTAS MEDICINAIS E ORNAMENTAIS SÃO TEMA DE CURSO, VISITA TÉCNICA E VISITAÇÃO AO RELÓGIO BIOLÓGICO

Nos dias 14, 15 e 16 de agosto/19 a Secretaria Municipal de Saúde de Ibiraiaras esteve realizando Curso de Jardinagem – Plantas Medicinais e Ornamentais, o qual contou com a Instrução do SENAR.

O objetivo do curso foi atualizar informações e realizar atividades práticas junto ao Relógio Biológico das Plantas Medicinais que vem sendo cultivado nos fundos do Hospital São José.

Na manhã do dia 14/08 (quarta-feira) realizou-se a parte teórica do curso e a tarde a parte prática junto ao Relógio Biológico, onde ocorreu adubação, replantio de mudas, semeadura de espécies, poda, limpeza e organização dos jardins com plantas ornamentais, sendo que na oportunidade os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Antônio Stella, das turmas do quarto ano do ensino fundamental, acompanhados pela Coordenadora Pedagógica Doraci Bernardi e pela Professora Gesilda Poltronieri estiveram realizando visita ao Relógio Biológico da Plantas Medicinais. Na oportunidade, os mesmos receberam orientações da Instrutora Maríndia, do SENAR, e dos Agentes Comunitários de Saúde.

No dia 15/08, vinte e quatro integrantes da Equipe de Saúde que atuam na Atenção Básica do Município de Ibiraiaras, mais lideranças das Bruxinhas à Serviço da Vida e Conselho Municipal de Saúde em continuidade ao Curso de Jardinagem de Plantas Medicinais e Ornamentais, realizaram Visita Técnica junto ao CETANP – Centro Regional de Qualificação Profissional de Produtores Rurais de Nova Petrópolis, situado junto a Escola Agrícola Bom Pastor, o qual possui convênio com a Administração do Munícipio, EMATER e Entidades afins.

O CETANP disponibiliza de conhecimento que permite atender às necessidades, através de um processo efetivo de qualificação profissional, com metodologia específica, munido de infraestrutura didática, de apoio, de novos conhecimentos, aptidões técnicas e gerenciais.

Após a recepção dos Técnicos do CETANP ao Grupo de Ibiraiaras, ocorreu exposição do histórico do Centro e sobre a atual finalidade do trabalho voltado, especificamente às Plantas Medicinais no Sistema Único de Saúde no Município. Realizado visita junto as Plantas Medicinais no Relógio Biológico do Corpo Humano e junto ao espaço de plantio e cultivo das espécies de plantas medicinais, que após colheita e secagem, são embaladas adequadamente e distribuídas nos postos de saúde da cidade. Na ocasião, também foi realizada visita a Floricultura Ursula para conhecimento e orientação pela Instrutora do SENAR a respeito de espécies medicinais, ornamentais, aromáticas, condimentares e frutíferas.

A avaliação das participantes foi de que o curso trouxe informações e oportunidades de grandes conhecimentos os quais serão aplicados na Saúde Pública de nosso Município, bem como junto a população assistida.

Estiveram participando Agentes Comunitários de Saúde, Farmacêuticas, Enfermeira, Técnica de Enfermagem, Vigilante Sanitária, Agente de Combate a Endemias, Representantes das Bruxinhas à Serviço da Vida, Conselho Municipal de Saúde e Secretária de Saúde – Gessi Terezinha Bones.

As mudas de plantas medicinais e ornamentais utilizadas foram fornecidas pela Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente. O adubo orgânico foi doado pelos proprietários da Hotelaria Mezzomo e mudas de plantas ornamentais foram doadas por pessoas da comunidade, bem como outros materiais necessários.

As parcerias e o entusiasmo são os alicerces desse maravilhoso trabalho, que está difundindo a importância das Plantas Medicinais como uso terapêutico e medicinal.

O Relógio Biológico é aberto para visitação de escolas e de toda a comunidade.

(Fotos: Arquivo Secretaria de Saúde)