TESTES PARA A COVID-19

O período médio de incubação por coronavírus é de 05 dias, com intervalos que chegam a 14 dias, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.

O QUE É PCR?

O RT-PCR utiliza técnicas de biologia molecular para detectar se o vírus SARS-CoV-2 está presente no corpo.  

É o exame considerado “padrão-ouro” para diagnóstico, sendo indicado para quem está com sintomas da COVID-19.

TESTE RÁPIDO: Os testes rápidos utilizam uma amostra de sangue da pessoa para detectar a presença de dois tipos de anticorpos: o IgM e o IgG, onde o primeiro é considerado um marcador para a fase aguda da doença e começa a ser produzido entre cinco e sete dias após a infecção pelo vírus.

Já o segundo é um anticorpo mais específico que permanece circulando mesmo após o fim da fase aguda, indicando que a pessoa está teoricamente—protegida de futuras infecções provocadas por aquele patógeno.

A amostra de sangue pode ser colhida de duas formas: ou por um furo no dedo ou pela coleta de sangue a partir de uma veia. Neste caso, a parte do sangue analisada é o soro (material obtido após a centrifugação do sangue).

O preconizado pelo Ministério da Saúde e Anvisa refere que  a coleta  de exames de teste  rápido deve ser a partir do décimo dia dos sintomas.

(Fonte: Anvisa)