ATENÇÃO: DENGUE MATA. MUDE SUA ATITUDE. ELIMINE OS CRIADOUROS.

A Secretaria de Saúde através da Vigilância Ambiental em Saúde e Agentes Comunitários de Saúde, apesar do assunto principal ser o Coronavírus, continuam em alerta orientando e eliminando os focos do mosquito da Dengue.

A maior parte dos focos do mosquito em nosso Município está nos domicílios, assim as medidas preventivas envolvem o nosso quintal e este ano devido ao prolongado período de estiagem, os criadouros estão nas caixas para coleta da água da chuva, fazendo que aumente muito a presença de mosquitos Aedes.

Mesmo as caixas estando tampadas adequadamente, a fêmea do Aedes acaba entrando pelo cano encaixado na calha tendo acesso a água para colocar os ovos.

A secretaria está intensificando esta fiscalização quanto a limpeza e a vedação correta com tela na entrada e saída das caixas.

Conforme orientações do Ministério da Saúde não se deve fazer uso de inseticidas pulverizados pois estes são aplicados no lado de fora das residências e mata   apenas os mosquitos que estiverem voando no local no momento em que o produto está sendo usado, isso porque as gotas do veneno são projetadas para grudar na asa do mosquito e envenená-lo.

 Como o mosquito adulto geralmente está dentro das residências este método se torna ineficaz. Portanto o método mais eficaz ainda é eliminar os criadouros com água parada. Procure orientações com a Vigilância ou os Agentes Comunitários de Saúde.

A RESPONSABILIDADE NO COMBATE AO AEDES É DE TODOS.