22ª CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA E ATUALIZAÇÃO DA TERCEIRA FASE

O Ministério da Saúde tomou a decisão de realizar a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza com três semanas de antecedência pelo momento em que o mundo enfrenta o combate à COVID-19, embora esta vacina NÃO proteja contra o novo coronavírus. Com isso, pretende-se proteger de forma antecipada a população contra a influenza, além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde, auxiliando na exclusão de diagnósticos em virtude da nova doença. Destaca-se que os sintomas da influenza são semelhantes aos da COVID-19 e essa antecipação visa reduzir a carga de circulação da influenza na população, bem como suas complicações e óbitos, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco. A vacina protege contra os vírus influenza A(H1N1) pdm09, A(H3N2) e Influenza B.

Em função de fatores técnicos, científicos, logísticos, entregas do laboratório produtor da vacina, evidência epidemiológica, eficácia e segurança do produto, somados a sustentabilidade da estratégia, foram estabelecidas e ATUALIZADAS as prioridades e as DATAS para vacinação.

As alterações se referem a terceira fase, que ocorreria inicialmente entre os dias 09 a 22 de maio, sendo o Dia D de mobilização nacional, em 09 de maio, com alteraçãopara o período entre 09 de maio a 05 de junho, havendo divisão desta terceira fase em duas etapas.

O dia D será mantido em nosso município no dia 09 de maio, onde a Unidade de Saúde estará aberta as 08:00 as 17:00 h, sem fechar ao meio dia.

1ª etapa: de 09 a 15 de maio – Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade; pessoas com deficiência; gestantes; e, puérperas até 45 dias.

2ª etapa: de 18 de maio a 5 de junho – Adultos de 55 a 59 anos de idade; e, professores das escolas públicas e privadas.

            Até o momento foram aplicadas 1.957 doses da vacina atingindo 68,07% da meta de vacinação, sendo que 65,52% da população indígena, 119,37% população idosa (60 anos ou mais) e 147,76% de profissionais da saúde.

(Fonte: Secretaria Municipal de Saúde – Setor de Imunização)