BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DESTA SEXTA-FEIRA

Ibiraiaras apresenta um Surto para Covid 19, pois há um aumento repentino de casos.

O Município está em alerta máximo, pois somente hoje fora mais 6 novos casos  positivos,  aumentando para 45 confirmados.

Nesta sexta-feira, passamos para 9 pacientes internados em Lagoa Vermelha, sendo que destes, apenas 5 possuem plano de saúde. Em Passo Fundo, permanecem 2 pessoas internadas, dendo 1 em UTI e 1 em leito clínico com convênio.

Solicitamos a População Alerta Máximo na prevenção da COVID-19,  pois só iremos  diminuir o aumento de  casos novos quando  realizarmos  de fato o distanciamento social

Precisamos de isolamento social neste momento. Nos ajudem a controlar o aumento dos casos.

Denuncie para Secretaria de Saúde se perceber aglomerações e festas.

Agora somos todos nós contra a COVID-19. A população poderá ser a maior fiscal diante deste surto. Contamos com vocês!

Precisamos redobrar o distanciamento social e as medidas de higiene e uso de mascarás conforme estabelecido no Decreto Municipal 3.058, de 11.05.2020.

Ressaltamos que qualquer pessoa que apresentar síndrome gripal ou que tenha tido contato com alguém positivo para a COVID-19, entre em contato com Secretaria de Saúde ou vá direto ao ESF, anexo ao Hospital São José onde está presente diariamente a equipe de enfrentamento a COVID- 19  com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, ou entre em contato pelos  telefones 54 996671250,  telemedicina- 54 999125450.

O ministério da saúde recomenda que os testes rápidos sejam realizados em indivíduos que apresentem síndrome Gripal ou tenham tido os sintomas da COVID-19. Estes testes devem ser realizados a partir do décimo dia a contar com primeiro dia de sintomas do paciente.

Os testes rápidos devem ser utilizados quando houver sintomatologia compatível ou houver necessidade de confirmação da infecção. Os testes rápidos (IgM/IgG) têm relevante utilização no mapeamento do status imunológico de uma população (que já teve o vírus ou foi exposta a ele).

Tal mapeamento pode contribuir de forma positiva no processo de relaxamento das medidas restritivas, ou seja, quando do controle pandêmico, o mapeamento imunológico terá significativa relevância por ocasião do retorno das atividades. fonte de protocolos do Ministério da Saúde.

É a sua colaboração que faz com que o vírus não se propague.

Para esclarecimento de dúvidas e orientações, estão disponíveis os telefones: 54 3355-1288/ 3355-1072/ 9 9667-1250 (celular 24 horas), ou pelo número disponível Tele-Medicina 9 9912-5450.

(Fonte: Administração Municipal de Ibiraiaras)