CENTELHA DO FOGO SIMBÓLICO DA PÁTRIA CHEGA A IBIRAIARAS

Na manhã desta quarta-feira (23) Ibiraiaras recebeu a Centelha da Chama do Fogo Simbólico da Pátria, que foi trazida da cidade de Caseiros pela Liga de Defesa Nacional, pela Polícia Rodoviária Estadual e pela comitiva de membros da Administração Municipal de Ibiraiaras.

A chegada da Centelha do Fogo representa o início das atividades em comemoração a Semana da Pátria 2017. A Corrida de Revezamento do Fogo Simbólico da Pátria surgiu em 1938 e transformou-se em uma tradição no Rio Grande do Sul. Hoje o revezamento percorre todo o Estado e a chama permanece acesa em várias cidades até o dia 7 de Setembro.

A recepção da Centelha na chegada ao Município foi realizada pelos alunos da Escolinha de Futebol, sob a coordenação do Professor Jhonatan, onde percorreram as principais vias da cidade na Corrida do Fogo Simbólico da Pátria.

Em frente à Prefeitura Municipal, a Prefeita Ivete juntamente com o secretariado, o Presidente da Câmara de Vereadores, alunos, professores e direção de escolas já aguardavam a chegada da Centelha, que foi entregue a Prefeita pelo aluno Enzo Gabriel Martins, onde procedeu no acendimento da Pira do Fogo Simbólico da Pátria. Em seguida foi executado o Hino Nacional Brasileiro.

O Comandante da Centelha do Fogo da Pátria – Srº Paulo Preto destacou a escolha do elemento fogo para representar o civismo brasileiro e sobre a importância da participação das escolas, além de explanar sobre o Tema Nacional deste ano: “O Centenário de Osvaldo Cruz” e o Tema Estadual: “80ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria”.

A Prefeita Municipal em seu pronunciamento agradeceu a Liga de Defesa Nacional por trazer até o Município a Centelha do Fogo, e abordou sobre o Tema Municipal deste ano: “São nossas ações que constroem Ibiraiaras”, além de destacar a importância da participação de todos neste ato de civismo.

Ainda, foi concedida a Prefeita o certificado pela participação no Projeto Semeando o Civismo, da Liga de Defesa Nacional.

A Semana da Pátria acontece de 01 a 07 de setembro, com hasteamento dos Pavilhões às 08:00 horas e arriamento às 17:00 horas no Altar da Pátria, em frente à Prefeitura Municipal.

(Fotos: Divulgação)