EXPERIÊNCIA REALIZADA EM IBIRAIARAS FOI APRESENTADA NO 31º CONGRESSO DO COSEMS, EM BENTO GONÇALVES

Aconteceu entre os dias 22 e 25 de abril o 31º Congresso do COSEMS, na cidade de Bento Gonçalves, o qual contou com a participação da Secretária de Saúde – Gessi Bonês e da Agente Comunitária de Saúde – Marli Dalla Giacomassa, representando Ibiraiaras.

Além da participação de diversos temas como financiamento, regionalização e governança nas redes de atenção à saúde, saúde mental, tratamento da água para consumo humano e planejamento regional integrado, as representantes de Ibiraiaras estiveram à convite do COSEMS e FIOCRUZ participando da Feira de Soluções para a Saúde, expondo a experiência inovadora Relógio Biológico das Plantas Medicinais.

A apresentação aconteceu na manhã do dia 24 (quarta-feira), onde além da explanação sobre a trajetória de organização, formação e manutenção do relógio biológico das plantas Medicinais, realizaram no espaço da rua coberta uma réplica do relógio, para facilitar a divulgação dos objetivos e finalidades desse trabalho.

Diversos materiais foram expostos e entregues aos participantes como folders, mudas de plantas medicinais, banner do relógio e do Município, sendo que pessoas de vários municípios assistiram a exposição da experiência, realizada pela Agente Comunitária de Saúde Marli.

Abrilhantando a apresentação com suas presenças estiveram a equipe técnica e jornalística da FIOCRUZ, a Professora Solange Garcia da UFRGS – coordenadora do projeto de pesquisa referente aos agrotóxicos em Ibiraiaras, e contou também com o apoio de Flávia Possamai – Terapeuta Holística.

O espaço da Feira de Soluções em Saúde da FIOCRUZ foi uma oportunidade significativa para Ibiraiaras, que de uma forma simples resgata conhecimento e saberes para fazer a saúde ser cada vez mais responsabilidade de todos.

Ainda, na tarde do dia 24, ocorreu reunião entre a Secretária de Saúde – Gessi e a Professora Solange, da UFRGS – Coordenadora do PPSUS (Pesquisa Preditores para o câncer e outros biomarcadores precoces expostos a agrotóxicos), onde na ocasião foram traçados os passos para o início das coletas de amostras biológicas e de água, sendo que ocorrerá momentos de formação com a Equipe de Saúde (médicos, enfermagem e agentes comunitários) com os profissionais do CEVS – Centro de Estadual de Vigilância em Saúde, e UFRGS.

Após houve a participação em uma reunião com a Comunidade Científica da FAPERGS, onde a Professora Solange expôs os objetivos e finalidades do PPSUS envolvendo Ibiraiaras.

(Fotos: Arquivo Secretaria de Saúde)