NOTA FISCAL ELETRÔNICA RURAL É TEMA DE CURSO GRATUITO OFERECIDO PELA SECRETARIA DE AGRICULTURA

Nos dias 26 e 27 de fevereiro, realizou-se no Plenarinho da Câmara Municipal de Vereadores de Ibiraiaras mais um curso gratuito oferecido pela Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento econômico e Meio Ambiente, o qual abordou o tema: Nota Fiscal Eletrônica Avulsa.

O assunto foi uma das demandas dos agricultores junto a Secretaria Municipal de Agricultura, onde em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/RS) trouxe para os agricultores e munícipes em geral a oportunidade de esclarecer algumas dúvidas relativas ao tema abordado.

O instrutor do SENAR Alexandre Dallazem expos que o prazo estabelecido por lei como último momento para todos os agricultores utilizarem a NFA-e é o dia 01 de janeiro de 2019, porém sabe-se que em alguns casos específicos, como os integrados com as empresas de frango ou suínos, o prazo é mais curto, já sendo optável pela adesão.

Alexandre expos sobre os passos desde aquisição de um cartão ou certificado digital, as diferenças entre eles, instalação de leitora, acesso ao SEFAZ, passos a serem seguidos dentro deste, opção pelo modelo de treino ou efetivo, emissão e envio da DANF e arquivos XML, procedimentos para o cancelamento da mesma e prazos, entre outros.

O curso teve duração de 16 horas e contou com a presença de treze interessados, onde através da troca de informações pode-se esclarecer dúvidas pertinentes a todos.

A utilização da NFA-e é um passo em substituição ao modelo 4 (talão de produtor), onde o governo do Estado visa economizar aos cofres públicos o montante de R$ 3,5 milhões/ano com a confecção de mais de 8 milhões de notas fiscais de produtor que circula anualmente no Estado.

Ao final do Curso o Secretário de Administração, em nome da Prefeita Municipal, agradeceu a participação de todos e a adesão máxima a mais um curso oferecido pela Administração por meio da Secretaria juntamente com o SENAR.