Programa de Repovoamento de Rios e Sangas em Ibiraiaras: 10.000 alevinos de espécies nativas são largados em sangas e rios do município

Na última semana, a administração de Ibiraiaras promoveu com sucesso o programa municipal de povoamento e repovoamento de rios e sangas. Este programa, criado por lei municipal no ano de 2023 , visa não apenas no aumento da população de peixes nos corpos d’água locais, mas também no controle eficaz de insetos, como o borrachudo.

Essa iniciativa foi viabilizada pela Secretaria da Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, em colaboração com a EMATER e o Conselho Municipal de Meio Ambiente, por meio de recursos provenientes do Fundo Municipal de Meio Ambiente. O esforço conjunto permitiu a liberação de 10.000 alevinos de espécies nativas em sangas e rios da região, com uma prioridade especial nas cabeceiras e áreas degradadas.

O objetivo principal desse programa é restaurar e fortalecer os ecossistemas aquáticos locais, contribuindo para a preservação da biodiversidade e para o equilíbrio ambiental. Além disso, ao aumentar a população de peixes nativos, o programa ajuda a controlar pragas de insetos, como o borrachudo.

Com essas ações concretas e colaborativas, a administração de Ibiraiaras reafirma seu compromisso com a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável da região, visando beneficiar tanto a comunidade local quanto o meio ambiente em geral.

WhatsApp Image 2024 02 26 at 16 04 50