Programa Estadual de Formação e Qualificação na Área Cultural

Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac) convida sociedade civil, gestores e dirigentes  de Cultura de todos os municípios gaúchos a participarem das atividades formativas do Programa Estadual de Formação e Qualificação na Área Cultural – Ano 2021 e 2022.

Programa Estadual de Formação e Qualificação na Área Cultural tem a finalidade de promover e estimular a formação, articulação, capacitação e aperfeiçoamento técnico, artístico e de gestão no campo da cultura. E a atuação efetiva do Programa Estadual de Formação e Qualificação na Área Cultural será realizada pelas ações promovidas pela Secretaria de Estado da Cultura por intermédio de suas instituições e fundações, podendo, ainda, ser realizadas ações de formação e qualificação cultural em parceria com órgãos governamentais em nível federal, estadual e municipal e, também, com instituições privadas.

A Sedac, ao promover o aprofundamento de um processo reflexivo e conceitual e prático sobre a cultura e a gestão cultural ― focada pelo viés das demandas e necessidades que foram diagnosticadas nos municípios gaúchos ― estará fomentando a formação e a qualificação cultural de gestores, dirigentes, técnicos culturais e a sociedade civil em geral, sem restrições, fato que fortalecerá os sistemas municipais de cultura.

De forma mais expressiva, a Secretaria de Estado da Cultura dedica-se a promover o avanço dos sistemas municipais de cultura. Na atual gestão da Sedac, a adesão dos municípios do Rio Grande do Sul ao Sistema Estadual de Cultura cresceu 337%.

Destaca-se que o Programa Estadual de Formação e Qualificação na Área Cultural é um investimento na formação dos profissionais de cultura, com uma visão que busca instigar a sua capacidade crítica, intelectual e de visão organizadora do setor, para refletir, discutir e pesquisar sobre o significado e o valor de se trabalhar com cultura e arte para o desenvolvimento da sociedade gaúcha.

Para receber as informações sobre as atividades de formação, gratuitas e 100% on-line, basta acessar o site da Sedac e posteriormente se inscrever no curso desejado. Após a conclusão da capacitação, no prazo de 30 a 90 dias, haverá emissão de certificado.

Acompanhe mais informações no link abaixo: