PROGRAMA MUNICIPAL DE RECUPERAÇÃO DAS MATAS CILIARES

Na quarta-feira, dia 22 de janeiro, o Departamento de Meio Ambiente recebeu uma doação de 200 mudas de árvores nativas. Estas mudas doadas por uma empresa que assinou um Termo de Compromisso Ambiental (TCA) com o Município, como um dos itens necessários para a regularização de sua atividade.

As mudas foram entregues gratuitamente para 08 munícipes, sendo distribuídas no máximo 25 mudas por CPF. Consta uma lista de espera de pessoas interessadas em receber mudas de árvores nativas, os que não foram atendidos nesta vez poderão ser atendidos nas próximas doações.

As mudas doadas deverão ser plantadas nas proximidades de cursos hídricos e nascentes, com o objetivo de promover a recuperação das matas ciliares no município de Ibiraiaras, este é um dos projetos previstos no Plano Ambiental Municipal.

A recuperação das matas ciliares é importante porque favorece a manutenção do fluxo dos recursos hídricos, uma vez que a floresta protege os córregos e nascentes do assoreamento e da poluição por defensivos agrícolas e fertilizantes, além de atuar como um corredor ecológico para a fauna, possibilitando o fluxo genético entre as subpopulações das espécies, o que permite a sua sobrevivência a longo prazo.

(Fotos: Arquivo Departamento de Meio Ambiente)