SECRETARIA DE SAÚDE INTENSIFICA CAMPANHA SOBRE O BARBEIRO

A Vigilância em Saúde em parceria com os Agentes Comunitários de Saúde está realizando uma campanha educativa junto aos domicílios urbanos e rurais informando a respeito dos vetores da doença de Chagas (Barbeiro).

No final do mês de agosto foram entregues dois insetos na Unidade de Saúde (PIT – Posto de Informação de Triatomíneos), os quais foram encaminhados para o laboratório de Entomologia da Doença de Chagas em Porto Alegre. Um dos insetos foi positivo para o Panstrongylus megistus (Barbeiro), mas como estava morto não foi possível saber se estava contaminado.

No dia 11 de setembro de 2017 as vigilâncias: ambiental e sanitária e agentes comunitários de saúde realizaram busca ativa de insetos no domicílio onde o Barbeiro foi encontrado e também em domicílios próximos, no entorno dos ambientes, galpões, galinheiros, lenhas empilhadas, ocos e cascas de árvores, pedregais e locais que possam servir de abrigo, não foi encontrado nenhum inseto, porém pedimos que a população fique atenta e no caso de achar algum inseto com características do Barbeiro entre em contato com os ACSs ou entregue na Unidade de Saúde.

(Foto: Secretaria de Saúde – Vigilância)