SECRETARIA DE SAÚDE MANTÉM ENCONTRO COM LIDERANÇAS DA COMUNIDADE INDÍGENA

Na manhã da quarta-feira (25) foi realizado reunião na Comunidade Indígena Santa Catarina com a participação das Lideranças Indígenas Locais: João Claudino, Marquinho Ferreira, Mizael Moreira(ISAN), a Enfermeira do posto de Saúde Indígena -Eloiza Bortolanza, Secretária Municipal de Saúde – Gessi Bonês, Agente de Combate a Endemias da SMS -Roseli Todeschini , Odontóloga da SMS – Anne Caroline Ritter e a Diretora da Escola Indígena de Ensino Fundamental Monte Caseros – Diva Colle.

O Objetivo da mesma foi verificar a situação atual do abastecimento de água na comunidade. Até novembro de 2017 a comunidade era abastecida por um reservatório organizado pela FUNASA desde o início da instalação das famílias naquela região. O mesmo encontrava-se em estado inadequado e em decomposição. As medidas tomadas pela Administração Municipal de Ibiraiaras, através da Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Ambiental em Saúde e SESAI foram: a troca do reservatório de água, motor/bomba, fiação e cercamento do local.

Na oportunidade foi tratado também sobre as Ações do PSE- Programa Saúde na Escola onde o Município de Ibiraiaras, por meio da Secretaria de Saúde e Saúde Bucal irão realizar ações de prevenção em saúde, com ênfase em Alimentação saudável, Cultura, cidadania e paz e álcool e outras drogas que contemplarão toda a comunidade indígena.

(Texto e fotos: Secretaria de Saúde)