SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE IMPLEMENTA PROJETO PLANO DE CONTINGÊNCIA PARA EMPRESAS DO MUNICÍPIO DE IBIRAIARAS

O projeto de implementação e solicitação do plano de contingência para as empresas teve como foco a prevenção e controle da COVID-19.

Foi necessária uma gestão presente junto das empresas diante da importância de um controle de prevenção, onde se verificou vários funcionários que migram de outros estados e regiões vizinhas para colheita, especialmente em safras.

Assim, foi realizado o levantamento das empresas pela Técnica de Enfermagem Lisiane Ribeiro da Silva e posterior elaboração pela equipe do plano básico de prevenção, o qual contempla solicitações da portaria SES N° 283/2020.

Este plano foi apresentado ao COE Municipal tendo sido aprovado pelos membros e direcionado para empresas a nível municipal, as quais possuem entre 15 e 49 empregados.

Inicialmente foram visitadas sete empresas do Município, contemplando o número de funcionários proposto no projeto.

As visitas foram realizadas pela enfermeira Rita Cássia Astolfi, atuante no enfrentamento e prevenção da COVID-19, juntamente com a Vigilância Sanitária Letícia Zanchet Dalmás, realizando a leitura do projeto e a maneira de realizar o plano de contingência que contempla a prevenção e promoção a saúde do trabalhador e da população em geral.

O controle de prevenção e monitoramento das empresas nas ações da COVID-19 junto aos funcionários, é de suma importância.

O objetivo deste projeto consiste no monitoramento constante do plano pela Vigilância Sanitária do Município, onde será possível verificar a realidade e demanda das empresas, podendo os profissionais orientar no processo de prevenção e cuidados dasaúde do trabalhador frente a COVID-19, criando um vínculo com a gestão das empresas para melhor monitoramento e enfrentamento da pandemias.

Juntos será possível enfrentar as consequências da pandemia no Município, buscando sempre a prevenção e saúde de todos.

A apresentação dos planos de contingência pelas empresas está sendo feita conforme solicitado, dentro das normas e medidas de prevenção exigidas.