VIGILÂNCIA AMBIENTAL EM SAÚDE E OS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE REALIZAM LEVANTAMENTO DE ÍNDICE RÁPIDO PARA O AEDES AEGYPTI (LIRAa)

A Secretaria Municipal de Saúde através do setor de Vigilância Ambiental em Saúde e Agentes Comunitários de Saúde realizaram nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2018 o LEVANTAMENTO DE INDÍCE RÁPIDO PARA O AEDES AEGYPTI (LIRAa).

Foram visitados 20% dos imóveis urbanos do município conforme determinado pelo Ministério da Saúde, a fim de localizar e eliminar possíveis criadouros contendo água parada. Também foi feito a coleta de larvas que foram encaminhadas para o laboratório da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde em Passo Fundo, onde foram identificadas,  sendo o resultado NEGATIVO para o Aedes Aegypti.

No dia 22 de março de 2018 os Agentes Comunitários de Saúde receberam instruções práticas de inspeção e coleta de larvas. Esta atividade efetuada a campo tem como finalidade agilizar os trabalhos de prevenção e combate aos possíveis focos de mosquito e no Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAa).

(Fotos e texto: Secretaria de Saúde – Vigilância Ambiental)