ALERTA: Secretaria de Saúde confirma caso importado de Dengue

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou nesta quinta-feira (06) o primeiro caso importado de Dengue. Trata-se de uma criança de 06 anos, que viajou recentemente para Erechim, onde contraiu a doença. A mesma apresentou sintomas e foi testada pela equipe médica do município e a amostra de sangue enviada para o Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) em Porto Alegre o qual confirmou positivo para a Dengue.

            Nos dias 03 e 04 de maio, foi realizada uma busca ativa num raio de 150 metros da casa onde reside a criança, mas a presença do vírus não foi detectada nas larvas coletadas.

            O setor de Vigilância Ambiental em Saúde ressalta a importância de fazer uso de repelente sempre que necessário e quando viajar. Reforça também que a única forma de combater o mosquito da Dengue é a eliminação dos criadouros com água parada e isso depende fundamentalmente da participação de toda a população. Cada cidadão precisa ter a responsabilidade de manter sua casa e pátio livres de recipientes que acumulam água e reforçar o cuidado com as caixas para coleta de água da chuva como: lavar regularmente e fechar com tela fina (entrada do cano e ladrão), tendo em vista que no nosso município elas são os maiores criadouros para o Aedes.