LANÇADA PESQUISA SOBRE USO DE AGROTÓXICOS E CAUSAS DE CÂNCER NO MUNICÍPIO

Diante das altas taxas de incidência de casos de câncer no Município com alta mortalidade, a Administração Municipal em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS realizou na tarde da sexta-feira (20) o lançamento da pesquisa que será realizada em Ibiraiaras para descobrir as principais causas da doença.

A realização desta está sendo possível devido a soma de esforços entre a Universidade e as Secretarias Municipais de Saúde, de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, de Educação, Cultura, Esporte e Turismo e da Secretaria de Habitação e Ação Social e conta com entidades apoiadoras e voluntários do Município.

Dentre os objetivos da pesquisa está o estudo na população rural, em adultos e crianças sobre a associação entre exposição ambiental e ocupacional a agentes químicos agrícolas e os danos à saúde, como é o caso do câncer.

Os estudos devem quantificar as concentrações de metais e níveis de glifosato (herbicidas utilizados para destruir ervas daninhas) em amostras de água das residências dos voluntários.

No evento de lançamento estiveram presentes a Prefeita Municipal, o presidente da Câmara de Vereadores, os secretários municipais, demais vereadores, representantes de conselhos e entidades municipais, além das pesquisadoras da UFGRS – Drª Angela Maria Moro e Drª Sabrina Nunes do Nascimento.

(Fotos: Jociane Spagnol – Assessora de Imprensa)