SECRETARIA DE HABITAÇÃO E AÇÃO SOCIAL DIVULGA NOTA DE ESCLARECIMENTO ACERCA DO AUXÍLIO EMERGENCIAL

A Secretaria Municipal de Habitação e Ação Social de Ibiraiaras-RS, considerando a divulgação da lista de beneficiários do auxílio emergencial do Governo Federal vem, por meio desta, prestar esclarecimentos à comunidade Ibiraiarense.

Salientamos que, desde a divulgação e início das inscrições, a equipe do CRAS procurou prestar informações e esclarecer os critérios e condições para receber o auxílio, bem como realizar o cadastro on line, oportunizando o acesso principalmente às pessoas mais necessitadas e com maior dificuldade de acesso à internet.

No entanto, esta secretaria não teve nenhuma interferência na seleção das famílias beneficiárias, que se deu de forma automática, via sistema eletrônico, com base nas informações dos usuários e do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico.

Nem todas as pessoas que estão na lista de beneficiários fizeram requerimento pelo site ou aplicativo. Grande parte delas já estavam cadastradas no CadÚnico – beneficiários do Bolsa Família, BPC ou por terem participado dos serviços do CRAS atualmente ou outrora – e foram beneficiadas automaticamente, inclusive algumas pessoas que não possuíam condições para receber o auxílio, fato que causou indignação na comunidade.

Sendo assim, a equipe da SHAS chama a atenção para o fato de que nem todas as pessoas agiram de má fé com o objetivo de se beneficiar e só tomaram conhecimento através da divulgação da lista.

Se você foi beneficiado através do Cadastro único e possui renda ou emprego fixo, significa que seu cadastro está desatualizado. Procure o CRAS ao término do período de isolamento e faça a atualização.