VIOLÊNCIA FINANCEIRA FOI TEMA DE ENCONTRO COM USUÁRIOS DO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA DO CRAS

O grupo de idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS, recebeu na tarde do dia 17 de outubro, o Gerente da Agência do Banrisul de Ibirariaras – Daniel Galiazzi Cristofolli, o qual foi convidado a falar aos participantes sobre uso consciente de créditos, evitando o endividamento, e cuidados básicos com o uso do cartão e do benefício.

            A atividade teve por objetivo chamar a atenção do grupo para situações de violência financeira que idosos podem sofrer com relação a seus benefícios. Tal violência pode se dar por pessoas próximas ao idoso ou por estranhos e merece total atenção da sociedade por se tratar de uma violação de direitos e desta forma configurar crime.

            A equipe técnica do CRAS ressaltou a importância de denunciar situações de violência financeira, visto que na maioria das vezes considera-se violência apenas as situações de maus tratos físicos, todavia esquece-se que a violência pode dar-se sobre diversas outras formas, dentre as quais destacou-se nesta oportunidade, a violência financeira, onde a pessoa poderá sofrer privação de suas necessidades básicas em detrimento de outros utilizarem seus proventos.

            Por fim citou-se o Disque 100, como importante ferramenta de denúncias de violência contra idosos, de qualquer ordem. A ligação é gratuita e anônima e permite que sejam investigadas situações de risco e de violação de direitos contra a pessoa idosa.

            As atividades do grupo de idosos do serviço de convivência acontece todas as segundas e quintas-feiras, às 15h no CRAS, buscando em cada encontro tratar de assuntos que sejam do interesse dos participantes e lhes contribua para um envelhecimento mais ativo e autônomo.

(Fotos: Secretaria de Habitação e Ação Social)