Caros agricultores,
A Sala do Empreendedor Ibiraiaras deseja informar uma mudança significativa no cenário fiscal brasileiro. Afetará diretamente o setor agroindustrial e os produtores rurais.
É a extinção do Bloco de Produtor Rural no meio físico.
Inicialmente a mudança era prevista para 01/05/2024.
Agora está prevista para 02 de janeiro de 2025.
Nessa data, em todo o país, será necessário deixar de emitir Notas Fiscais do bloco físico para os produtores rurais, marcando o fim de uma era e o início de uma nova prática tributária.
Essa transição, determinada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), representa um marco na modernização do sistema fiscal brasileiro, acompanhando a tendência global de digitalização e simplificação de processos.
Ao substituir o antigo modelo em papel pela versão eletrônica, a Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e) visa trazer maior eficiência, transparência e segurança para as operações entre laticínios, agroindústrias, cerealistas, etc. e, os produtores rurais.
Foi adiada para o dia 2 de janeiro de 2025 a obrigatoriedade da emissão da NF-e e da NFC-e para produtores rurais no país, conforme definido pelo Confaz.
O Conselho Nacional de Política Fazendária – CONFAZ e a Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil publicaram no DOU de 07/05/2024 um novo ajuste SINIEF
Clique aqui – para ter acesso ao documento na íntegra
Embora a mudança tenha sido adiada para janeiro de 2025, é importante que todos estejam preparados para enfrentar essa transição com segurança e eficiência. Diante desse cenário de mudanças regulatórias e desafios operacionais, é fundamental se anteciparem a essa mudança.
Não deixe que a obrigatoriedade da NFP-e o pegue de surpresa.
Estamos à disposição para ajudá-los durante esse processo de adaptação.
Instruções de como começar a emitir a Nota Fiscal?
Atenciosamente,